Nota do Laboratório de Cultura Digital 26/08/2016

Laboratório de Cultura Digital: Nosso compromisso é com a transparência e a colaboração

Desde o início de seus trabalhos em 2013, o Laboratório de Cultura Digital (Lab) vem sendo reconhecido pela sua política de transparência, economia de recursos e colaboração, um compromisso que é levado a sério tanto internamente quanto nos projetos que desenvolvemos.

Desde o final de 2015, neste segundo projeto do Laboratório, temos desenvolvido um conjunto de projetos nesta frutífera parceria entre a Universidade Federal do Paraná, através do seu Setor de Educação, e o Ministério da Cultura. Todas as tecnologias podem ter seu desenvolvimento acompanhado em tempo real por meio do sítio eletrônico github.com/culturagovbr. As pesquisas e metodologias são disponibilizadas com licenças abertas, de domínio público.

Notoriamente, esta política de laboratórios livres idealizada pelo Ministério da Cultura e algumas universidades federais, entre elas a UFPR, tem proporcionado uma evolução na capacidade, velocidade e qualidade de projetos, além de uma enorme economia de recursos públicos.

No último período infelizmente, devido ao grande sucesso do Laboratório de Cultura Digital, principalmente em relação a sua última fase de desenvolvimento que compreende a discussão sobre os temas que compõem o campo da Cultura Digital através de Ciclos de Diálogos, pessoas isoladas, desprovidas de moral e que divergem das políticas de licenças livres, têm tentado desqualificar nosso trabalho por meio de denúncias vazias e sem de qualquer conexão com a realidade. Por isso, com o intuito de não deixar quaisquer dúvidas em relação a retidão de conduta do laboratório, convidamos a todos que tenham qualquer questão em relação ao Laboratório para que consultem as informações compartilhadas abaixo ou entrem em contato diretamente conosco para mais informações. Desta forma poderemos complementar ainda mais as informações do nosso portal, no modelo de perguntas e respostas.

 

Perguntas e respostas: http://labculturadigital.redelivre.org.br/perguntas-mais-frequentes/

Termo de execução Descentralizada: http://www.cultura.gov.br/documents/10883/1306272/TED-+001-+Termo+de+Execu%C3%A7%C3%A3o+Descentralizada+n%C2%BA%20001-CGTI-MINC+e+UFPR.pdf/d6a0ad46-a6e5-4581-a690-5ab1417028a7

Plataforma de desenvolvimento: https://github.com/culturagovbr

Informações sobre o projeto: http://labculturadigital.redelivre.org.br/o-laboratorio/

Novo site, ainda em desenvolvimento: http://laboratoriodeculturadigital.redelivre.org.br/

Reconhecimento: http://www.gazetadopovo.com.br/vida-publica/projeto-que-usa-verbas-publicas-divulga-gastos-espontaneamente-5d7kux9hicw5nl64i5r0epkr2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + 4 =