UNEGRO-BA – União de Negro pela Igualdade
Oficinas, palestras e seminários sobre a história da África e descendentes no Brasil. Capacita em computação gráfica com software livre, teatro, capoeira e percussão. Produz jornal semestral de acesso livre e distribuição gratuita.
Atividades
O Ponto de Cultura UNEGRO realiza o curso de software livre, com ênfase em arte digital, oficinas de capoeira, teatro, contador de história, hip-hop e identidade negra, além de CINECLUBE UNEGRO. O projeto atende atualmente 150 pessoas diretamente e tem o objetivo de trabalhar a consciência negra a fim de estimular o exercício pleno da cidadania, valorização da Comuinidade da Fazenda Grande do Retiro e combate a toda as formas de opressão.
Objetivos
“Este projeto tem por finalidade formar e capacitar, em computação gráfica, utilizando softwere livre, adolescentes e jovens em situação de risco social e pessoal – Curso de Computação Gráfica: Software, Arte e Cidadania; formar e capacitar, em teatro, capoeira e percussão, adolescentes e jovens em situação de risco social e pessoal – Projeto Ngunzo. O projeto também realizará oficinas sócio-educativas, palestras e seminários abordando temas referentes à história da África e de seus descendentes no Brasil, ao meio ambiente, à cultura hip-hop e reggae, às artes cênicas e à Religião de Matrizes Africanas. A cada semestre será produzido, com a participação dos próprios jovens e adolescentes beneficiário do projeto, um jornal (Correio Negô) – versão eletrônica e convencional – de acesso livre e de distribuição gratuita. Por fim, o desenvolvimento e fortalecimento desse projeto possibilitará a geração de trabalho e renda, o aumento da auto-estima e incentivará a busca pelo pleno exercício da cidadania.”
Contatos
(71) 3303-5273, 9601-8965 e 9925-0408
Rua Frei Vicente 13, Pelourinho
40025-130 – Salvador – BA