O eixo desenvolvimento contará com uma equipe fixa durante todo o projeto que terá a tarefa de coordenar processo de desenvolvimento de software, definindo padrões e metodologias e desenvolvendo as soluções propostas, garantindo transparência e participação social em todos os processos. O eixo também contará com outras equipes de desenvolvimento, compostas por comunidades de software, arranjos produtivos locais, equipes de outros ministérios e universidades, além de outros laboratórios de software livre, que poderão atuar localmente com a equipe fixa ou distribuídos geograficamente, numa perspectiva de fortalecer redes de desenvolvimento colaborativas.
Vamos atuar em 3 projetos de desenvolvimento simultaneamente, sendo que as prioridades de desenvolvimento serão definidas conjuntamente entre MinC e Lab.
Utilizaremos o github.com, e outros serviços integrados a este, como plataforma para o desenvolvimento das tecnologias, de modo que qualquer pessoa tenha acesso às especificações técnicas, códigos desenvolvidos, ferramentas de colaboração e canais de comunicação.
Para gestão do projeto adotaremos como base a Metodologia de Gerenciamento de Projetos de TI do Ministério da Cultura como ferramenta para a especificação, documentação e aprovação de cada etapa junto ao MinC, podendo ser adaptada dependendo do projeto.
Com vista a um melhor desempenho nas suas atribuições o eixo desenvolvimento estará diretamente conectado com todos os demais eixos e realizará ainda as seguintes atividades:
#redelivre da Participação Social – esta frente será composta por um conjunto de ações com o objetivo de articular todo ecosistema de desenvolvimento de software para que o processo se dê de forma articulada e distribuída, permitindo que atores de todos os cantos do Brasil possam participar das atividades, seja através da especificação, análise, testes e no próprio desenvolvimento das tecnologia. Os cidadãos interessados poderão participar por meio das consultas públicas, de encontros presenciais, das maratonas hackers, através de nosso canal no Github e no grupo a ser criado pelo Telegram.
Maratonas Hacker da Participação Social – as maratonas serão compostas pelas equipes de desenvolvimento do Lab, de projetos parceiros e demais interessados em desenvolver soluções digitais de participação social. As maratonas serão temáticas, sendo que estão previstas maratonas para: “Conselhos, Conferências e Consultas Públicas”, “Traking de decisões, resoluções e editais”, “Transparência pública e orçamento participativo” e “Eco-Protocolos, o Login Cidadão e vocabulários e ontologias de participação”
Oficinas de UX(experiência do usuário) – considerando a centralidade da experiência do usuário no processo de desenvolvimento de software, realizaremos atividades, presenciais ou remotas, com grupos focais para a formulação, avaliação e testes das tecnologias que serão desenvolvidas, que estarão diretamente conectadas com os eixos academia, sociedade civil e MinC.
Código de conduta da equipe:
Membros período integral
- Diariamente online das 10h às 19h
- Comprometimento com as tarefas de sua responsabilidade
- Atualização dos status das tarefas
- Disponibilidade de agenda para reunião e viagem, com 48h de antecedência
- Prever atrasos e evitar que eles ocorram nas reuniões em que envolvem toda a equipe, ser pontual remotamente é proveitoso
Reuniões
Existem três tipos de reuniões: Café-da-manhã, Planejando a semana e Apresentação dos resultados.
Elas fazem referência a Daily, Planning e Retrospective.
- [remoto] às terças, quartas e quintas das 10h às 10h30min, café-da-manhã;
- [remoto] às segundas das 10h às 12h, planejando a semana
- [remoto] às sextas das 15h as 16h apresentação dos resultados da semana
Planejamento:
Redmine – Planejamento global do projeto;
- Produtos: É o projeto global;
- Milistone: técnica de gerência de projetos que permite o teste da funcionalidade de um novo produto ao longo do projeto. Engloba um conjunto de tarefas, deve representar um MARCO do projeto. E terá o linque para a miliestone no Github
Github – Detalhamento técnico do projeto
- Milistone: aglutinará diversas tarefas do projeto e sua conclusão representa um marco do projeto.
- Issues: Tarefa específica a ser realizada. Deve ser detalhada de forma suficiente para a execução de qualquer programador. Também deve ser possivel de um não técnico compreender o que ela se refere.
Organização das issues:
- Nova funcionalidade
- Bug
- Melhoria
- Questão
- Não será desenvolvido
- Não se aplica
Metodo de publicação
- Pull request: a equipe de desenvolvimento fará o PR por issue e um outro membro da equipe de desenvolvimento fará a leitura para validação;
- Deploy: O programador que avaliar o código fará o deploy para o ambiente de desenvolvimento.
Telegram – Comunicação rápida;
- Grupo Geral: Articulaçao entre diversos atores envolvidos no projeto
- Grupo Tec: Articulação e comunicação direta da equipe de desenvolvimento fixa;
- Grupos temporários: serão criados na medida que tivermos a necessidade de novos projetos.
Conferencias:
Mconf – Ferramenta principal de Conferência
Teamspeak – Ferrametna secundária para Conferencia (teamspeak.com)