Eixo Academia

O eixo academia será composto por pesquisadores do campo da participação social e democracia digital e terá por objetivo articular uma rede de pesquisadores entre universidades para um esforço permanente de pesquisa, formulação, sistematização e avaliação de políticas digitais de participação social. Será constituído pela seguinte estruturação:

Grupo de Trabalho de Pesquisa & desenvolvimento –  o GT será composto pelos pesquisadores diretamente vinculados ao projeto e terá a função  de distribuir funções;  coordenar as ações do eixo Acadêmico; compartilhar problemas & soluções e nivelar conhecimentos; desenvolver princípios em teoria social aplicáveis aos produtos; desenvolver metodologias e implantar  avaliações; assessorar desenvolvedores como grupo consultivo para questões que envolvem impactos políticos e sociais de produtos. O GTP&D tem uma função operativa interna.

Além do coordenador do eixo acadêmico, o GT seria composto inicialmente por uma equipe de 2 bolsistas.

Conselho de Pesquisa – além dos pesquisadores que compõem formalmente a coordenação ou funções no projeto e o GTP&D, será criado um Conselho acadêmico constituído por 7 pesquisadores doutores de renome nacional especializados em participação social e democracia digital com funções consultivas.  Além de envolver pesquisadores diretamente vinculados ao projeto, o Conselho trata-se de um primeiro nível de articulação com pesquisadores externos. O Grupo terá como objetivo principal opinar sobre princípios, horizontes, conceitos de fundo e diretrizes do Projeto além de validar mecanismos de avaliação e auxiliar na articulação com outros pesquisadores do campo.

Rede de pesquisadores – no espectro mais amplo, além do Conselho de Pesquisa, será articulada uma rede de pesquisadores atuantes ou interessados no debate e no desenvolvimento de ferramentas de democracia digital. A rede terá como principais objetivos:

  1. a)   mapear a produção de expertise brasileira na área, que poderá repercutir em contribuições e know how para o projeto;
  2. b)   articular as diferentes pesquisas contribuindo para o contato entre pesquisadores através do projeto;
  3. c)   identificar um público especialista para divulgação dos produtos desenvolvidos pelo projeto;
  4. d)   estimular análises do projeto por pesquisadores independentes.

 

Avaliação de sistemas e produtos – a fim de garantir a qualidade e alto nível dos produtos e ações desenvolvidas no âmbito do projeto, serão desenvolvidas metodologias de avaliação baseadas em princípios de democracia digital e padrões internacionais que serão aplicadas em três etapas:

  1. avaliação de pilotos (trata-se da avaliação de produtos ainda em fase de teste) ;
  2. avaliação de implantação (trata-se da avaliação de produtos em fase inicial de lançamento) ;
  3. avaliação de acompanhamento (refere-se à avaliação regular após os ajustes identificados na avaliação de implantação);
  4. avaliação longitudinal (diz respeito à avaliação já consolidada e aplicada anualmente ao produto traçando uma linha cronológica de evolução do sistema).

Quanto a abrangência, a avaliação é divida em duas modalidades:  (1) Avaliação localizada (referente a avaliações de produtos específicos desenvolvidos); (2) Avaliação geral (diz respeito à avaliações de todo o projeto e suas metas). As etapas anteriormente descritas são aplicáveis a essas duas modalidades.

Publicações – todo o processo que envolve o Eixo Acadêmico será documentado e resultará em publicações que possuem um duplo objetivo: produzir conhecimento sobre participação online e divulgar os processos, produtos e atividades desenvolvidas no âmbito do projeto, tanto em nível nacional como internacional. Deste modo, estão previstas as seguintes produções:

  1. Artigo acadêmico em português – o artigo trará uma análise dos principais produtos ou atividades desenvolvidas, voltado para a divulgação entre pesquisadores brasileiros e/ou de língua portuguesa. Será publicado em revista acadêmica nacional  com qualificação no sistema Qualis Capes em A2, B1 ou B2.
  2. Artigo acadêmico em inglês – o artigo terá como foco a análise do produto mais bem sucedido do projeto, voltado para a divulgação entre pesquisadores estrangeiros. Será publicado em Revista internacional, com qualificação no sistema Qualis Capes em  A1 ou A2.
  3. Livro coletânea digital resultante do I Seminário – após a realização da primeira edição do Seminário, os participantes serão convidados a publicar suas apresentações na forma de artigo em um livro coletânea que terá como objetivo documentar e sistematizar as participações em uma obra que poderá ser útil para projetos similares. O livro será publicado inicialmente apenas em versão digital, com licença em Creative Commons, para download gratuito.
  4. Livro coletânea resultante do Projeto (digital e impresso) – ao final do ciclo de 1 ano o projeto será publicado um livro com a documentação e análise de questões conceituais e empíricas do projeto. Esta segunda publicação será baseada nas atividades desenvolvidas pelos pesquisadores bem como nas discussões do II Seminário.  O livro será publicado em versão digital e impressa, com licença em Creative Commons, para download gratuito.
  5. Relatório de avaliação do projeto – internamente, o GTP&D produzirá um relatório de avaliação ao final do projeto, avaliando processos, metas e produtos, que também será disponibilizado para o publico em formato digital, no âmbito dos documentos de transparência pública relacionadas ao projeto.