Seminário propõe o diálogo sobre a democracia na América Latina

Evento reúne convidados de vários estados, além do senador e ex-presidente do Uruguai, José Mujica

No dia 27 deste mês acontece o Seminário: Democracia na América Latina, primeira atividade do projeto Ciclo de Diálogos Quarta Quarta, desenvolvido pelo Laboratório de Cultura Digital, um projeto do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná. O evento também conta com o apoio da APP Sindicato e tem por objetivo estimular a participação política de estudantes e outros atores sociais através de três seminários temáticos realizados em julho, agosto e setembro na quarta quarta-feira de cada mês.

Jose_Mujica

Conhecido popularmente como Pepe Mujica, o político foi Presidente do Uruguai de 2010 a 2015 (Foto: Reprodução)

O primeiro encontro pretende fomentar o diálogo sobre a situação dos regimes democráticos na América Latina, sobretudo no Brasil, em decorrência da atual conjuntura de instabilidade política. Para isso, conta com a presença do senador e ex-presidente do Uruguai, José Mujica, preso político durante 14 anos pelo importante papel no combate à ditadura civil-militar no Uruguai de 1973 a 1985.

A mesa também será composta por representantes da academia, como o professor da Universidade Federal do ABC (UFABC), Gilberto Maringoni, autor de doze livros com experiência na área de história da América Latina; Heliana Hemetério dos Santos, militante do movimento da cultura negra e do enfrentamento na violência contra mulheres; e a professora da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Lívia Morales.

Projetado como um espaço de experimentação de metodologias e tecnologias de participação democrática digital, o Laboratório de Cultura Digital propõe para este seminário a utilização do Delibera, uma plataforma de software livre programada para que um grupo de pessoas possam interagir e tomar decisões de forma democrática no ambiente digital. Através da ferramenta qualquer pessoa pode enviar perguntas e propor interações com os convidados da mesa, antes e durante a conferência, além de concordar ou discordar de comentários enviados. As propostas mais votadas serão selecionadas para exposição dos convidados.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do site do evento, devendo ser efetivadas após confirmação via e-mail. O auditório possui capacidade de 500 lugares, distribuídos  por ordem de inscrição. Serão destinadas o mínimo de 200 vagas para estudantes e servidores da UFPR.

Serviço:

Seminário: A Democracia na América Latina

Data: 27 de julho de 2016

Novo Local: Ginásio do Círculo Militar do Paraná – Largo Bittencourt, 187, Centro

Horário: 09h00 as 13h00

Programação:

08h00 as 09h00 – Credenciamento

09h00 as 09h30 – Cerimonia de abertura

09h30 as 11h30 – Conferência

11h30 as 12h30 – Perguntas/interação com Delibera e com público

Mais informações acesse o site: democracianaamericalatina.redelivre.org.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + 1 =